Incrível!Histórias reais

Publicado 2018-05-22
5 Comentário

Por que a Torre de Pisa não caiu após mais de 600 anos e 4 terremotos

No século 12 já estava sendo construída a Torre de Pisa, na cidade de mesmo nome, na região de Toscana na Itália. E incrivelmente, mesmo após os mais de 600 anos da finalização da sua construção e outros 4 terremotos, ela continua lá de pé e sem sequer um grau a mais em sua inclinação "normal." Enquanto isso, outras construções mais recentes acabaram não resistindo aos abalos sísmicos. Agora, cientistas se reuniram em torno de responder a essa questão: Por que a Torre de Pisa não caiu?

Por que a Torre de Pisa não caiu após mais de 600 anos e 4 terremotos 1

A atração turística mede 58 metros de altura, a torre da catedral da cidade italiana de Pisa tem um ângulo de cinco graus, o que dá a ela 5 metros fora do eixo em relação ao seu topo. A região da Toscana, onde está a torre, é comumente afetada pela atividade sísmica, também como em toda a Itália. A explicação para tal fenômeno é que o encontro das placas tectônicas africana e eurosiática causam isso.

Veja mais sobre essa curiosa torre na página seguinte.

Por que a Torre de Pisa não caiu após mais de 600 anos e 4 terremotos 2

Incrivelmente, desde a construção entre os anos de 1173 e 1372, a torre passou por ao menos quatro grandes terremotos sem danos, porém vários edifícios ao seu redor e mais novos, sofreram danos e muitos nem ao menos encontram-se de pé. Agora o mistério parece ter sido desvendado, uma equipe composta por 16 engenheiros da Universidade de Roma Tre, na Itália, e na Universidade de Bristol, na Inglaterra, e conseguiram chegar a uma conclusão muito interessante.

Por que a Torre de Pisa não caiu após mais de 600 anos e 4 terremotos 3

De acordo com estes estudiosos, o segredo encontra-se em no solo presente logo abaixo de Pisa. A partir do estudo de todos os dados sismológicos, geotécnicos e estruturais possíveis, os engenheiros entendeme que a explicação está em um fenômeno conhecido como "interação entre o solo e estrutura" (DSSI, em inglês). Este fenômeno se embasa em dois fatores.

Na página seguinte, você vê mais sobre o assunto.

Por que a Torre de Pisa não caiu após mais de 600 anos e 4 terremotos 4

A dimensão da superestrutura, considerando se há apoios indeslocáveis, rótulas ou engastes perfeitos, para atuar na fundação. E a segunda diz respeito às características do terreno para projetar as fundações. Resumindo: trata-se de uma compatibilidade entre a estrutura da torre e como se dá a composição e os atributos do solo em que foi erguida.

Por que a Torre de Pisa não caiu após mais de 600 anos e 4 terremotos 5

A torre apesar de muito alta e rígida, o solo que a mantém de pé é macio. Com isso, o reflexo dos movimentos sísmicos é muito menor e diminui a possibilidade de possíveis estragos que os tremores venham a causar no monumento. Em um comunicado a Universidade de Bristol, afirmou que estes fatores fazem com que a sobrevivência da Torre seja prolongada.

Confira o final do artigo indo até a página seguinte.

Por que a Torre de Pisa não caiu após mais de 600 anos e 4 terremotos 6

Ainda segundo a equipe de engenheiros envolvida nos estudos, a Torre de Pisa detém o recorde mundial de efeitos de DSSI. Eles também afirmaram que o mesmo solo que gerou a inclinação da Torre Pisa e quase a derrubou por completo, também foi responsável por mantê-la de pé apesar dos terremotos na região de Toscana. Os cientistas mostrarão os resultados desta pesquisa na 16ª Conferência Européia de Engenharia de Terremotos, que acontecerá em junho na Grécia.

Torre de Pisa

Torre de Pisa

A Torre de Pisa, 1173, é um campanário da catedral da cidade italiana de Pisa, e é a terceira mais antiga estrutura na praça da Catedral de Pisa (Campo dei Miracoli), logo depois da catedral e do baptistério. O monumentof foi feito todo de mármore branco e sua construção envolveu 3 períodos durando cerca de 177 anos. Depois de um reforço estrutural entre 1990 e 2001, a torre encontra-se atualmente em fase de reparação gradual da superfície. A fim de reparar corrosões e escurecimentos.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay / Unsplash

Torre de Pisa 1
15
O que você acha?! Juntar-se à conversa

O signo dos famosos e suas características
06/06/18 06:03
Não caiu porque o seu eixo de equilibrio ainda não ultrspassou a base,; segundo houve houve muita injeção de concreto em sua base para que isso não aconteça e hoje esta proibido subir na torre.
06/06/18 06:03
O ponto de gravidade está bem chumbado
05/06/18 06:03
Porque não foi construída por engenheiros brasileiros. Aqui cai viadutos, pontes e até ciclovias. E sem abalos sísmicos.
05/06/18 06:03
Antonio Costabile vai gostar da explicação.
05/06/18 06:03
Eduardo Almeida, leia . É interessante.