0 Comentário

Quem são os membros vivos da família real brasileira? Veja as curiosidades

Você pode não saber, mas ainda há descendentes da Família Real entre nós. Eles são os descendentes da Princesa Isabel e até de Dom Pedro II.E aí a lista inclui bisnetos e trinetos dessas figuras históricas. E apesar de não ter poder algum na forma de governo que temos hoje no Brasil, eles permanecem reivindicando por algumas coisas que julgam sendo direito deles. Pois é, depois de tanto tempo existe isso ainda. Neste artigo, listaremos algumas curiosidades sobre a Família Real brasileira.

1. O atual herdeiro do trono brasileiro

Ele não apenas é o primeiro na linha sucessória dos herdeiros como também é o chefe da casa imperial. O nome dele é Luiz Gastão Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach. Aos 79 anos, a explicação para que ele ocupe o cargo é a de que ele é o primogênito da família e ainda bisneto da Princesa Isabel. E apesar de toda a ostentação presente na sua foto, ele leva uma vida comum como qualquer brasileiro. Ele, assim como vários outros membros da família real, luta pela volta da monarquia no Brasil.

2. Princesas do Brasil

É estranho pensar nessa definição como algo a mais do que um apelido carinhoso, mas existem verdadeiras princesas que tem parentesco com a família real que já esteve no poder no Brasil. Ao todo são contabilizadas 37 princesas. Dentre elas tem Paola Maria de Bourbon Orléans e Bragança Sapieha. Ela nasceu no Reino Unido, mas veio para o Brasil ainda muito pequena. Ela atua como modelo, desenhista industrial e apresentadora de TV. Ela tem 35 anos e é tetraneta de Dom Pedro II, sendo assim trineta da Princesa Isabel.

3. Imposto do Príncipe

Sim ainda existe um imposto ainda utilizado para compra e venda de imóveis em regiões de Petrópolis e Rio de Janeiro que ainda são taxadas por meio desse "imposto laudêmio". Ele é um tributo federal obrigatório e incide no valor de 2.5% do preço do imóvel. Esta taxa é cobrado e administrada por uma organização composta por descendentes de Dom Pedro II.

1. O atual herdeiro do trono brasileiro

4. Palácio Guanabara

O local fica na zona sul do Rio de Janeiro e sede oficial do governo da cidade, é alvo de disputa na justiça. Desde a proclamação da República, a propriedade pertence ao Governo Federal. Mas, a Família Real pede a reintegração de posse do que já foi um dia o Palácio que Princesa Isabel um dia habitou. O processo está em andamento na justiça desde 1895, sendo considerado o mais antigo do Brasil. Este primeiro foi negado em 1897. Porém no ano de 1955, ele voltou à tona com os netos da princesa Isabel que queriam uma determinação de posse.

5. Plebiscito

Em 1993, através de um plebiscito sobre a forma e sistema de governo, haviam as possibilidade de monarquia ou república. Esta era a chance única para que a monarquia voltasse a acontecer no Brasil e ela foi totalmente descartada. Apenas 11% da população da época, voltou por aquele formato de governança. Sendo assim os ganhadores foram: república e presidencialismo.

6. Existem dois reinos que brigarão para a sucessão no caso de uma monarquia no Brasil

Apesar de ambos serem príncipes e irmãos apenas uma pessoa poderia ocupar o trono. O problema é que Pedro de Alcântara, foi induzido pela mãe a renunciar ao trono por ter casado-se com uma condessa tcheca, que não pertencia a dinastia alguma. Os herdeiros formaram o Ramo de Petrópolis. Enquanto isso, o irmão mais novo tomou o seu lugar na linha de sucessão e seus herdeiros foram responsáveis por formar o Ramo de Vassouras - ao qual pertence D. Luiz, que afirma ser dele o direito ao trono.

7. Bandeira Imperial

A estrutura da bandeira é muito parecida com a nossa atual. O losango amarelo faz menção a Casa de Habsburgo (Dona Leopoldina), enquanto o retângulo verde representa a Casa de Bragança (Dom Pedro I). Na área central da bandeira está o brasão imperial em cima dela há uma coroa, rodeados por um ramo de café e um tabaco, considerados ícones do império.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Unsplash / Twitter / Instagram

3
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Como Se Lembrar das Suas Vidas Passadas