Incrível!Histórias reais

Publicado 2018-06-04
0 Comentário

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível

Um funeral é uma cerimônia que acontece para se despedir de uma pessoa que faleceu. A natureza e a composição dos rituais funerários dependem da idade, da cultura, da posição social do falecido e das crenças religiosas da sociedade e, acima de tudo, do afeto em relação à pessoa que faleceu. Os rituais fúnebres, as práticas relacionadas com a morte e o enterro de uma pessoa são bastante específicos da espécie humana.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 1

Essas práticas, intimamente relacionadas às crenças religiosas sobre a natureza da morte e a existência de uma vida posterior, implicam importantes funções psicológicas, sociológicas e simbólicas para os membros de uma comunidade. Um exemplo claro disso é o ato de usar preto para assistir à cerimônia fúnebre, neste artigo iremos explicamos de onde vem essa tradição sombria.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 2

Assim, o estudo do tratamento dado ao falecido em cada cultura proporciona uma melhor compreensão de sua visão da morte e da própria natureza humana. Os rituais e costumes funerários têm a ver não somente com a preparação e a despedida do cadáver, mas também com a satisfação dos parentes e a permanência do espírito do morto entre eles. As diferentes maneiras de se despedir da pessoa falecida variam de acordo com as crenças religiosas. O enterro está associado à adoração de ancestrais ou crenças na vida após a morte.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 3

No entanto, existem também rituais funerários sem crenças religiosas. Em consonância com a corrente ideológica do secularismo, que está ganhando adeptos em muitos países. Os funerais laicos ou funerais civis surgiram nos últimos anos como uma alternativa aos funerais religiosos. Cerimônias funerárias civis geralmente consistem em receber palavras aos participantes, uma reflexão sobre a vida e a morte, algumas palavras sobre o falecido, a leitura de um poema e uma despedida.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 4

Segundo os historiadores, no Egito o funeral era precedido por uma reunião pública: se a vida do falecido tinha sido irrepreensível, o funeral prosseguia, mas por outro lado se a pessoa falecida tivesse tido alguma repreensão, o cadáver era enterrado em uma vala comum chamada Tártaro. Nem mesmo os menos detalhes passavam despercebidos pelo julgamento. Para aqueles que morreram deixando dívidas, nenhum funeral era realizado, até que as pessoas mais próximas do falecido pagassem as dívidas.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 5

Quando morre um judeu, os familiares devem providenciar seu enterro rapidamente. De acordo com as leis mosaicas, o corpo deve ser sepultado logo que for possível, de preferência no mesmo dia da morte e, também, enquanto houver luz natural. O funeral pode durar entre sete e trinta dias, e durante esse tempo, os parentes costumam jejuar, ficar com a cabeça descoberta, ficar descalços e dormir sobre as cinzas cobertas por pêlos.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 6

Nós temos a imagem do luto associada ao uso de roupas pretas, já que a tradição ainda persiste, exceto com a diferença de que antes que o luto fosse mantido por mais de anos do que agora. Mesmo anteriormente, homens nessas circunstâncias, vestiam sua camisa e calças também pretas. Os homens também podiam mostrar sua dor usando um bracelete na manga esquerda, uma lapela ou um botão na jaqueta, claro, na cor preta.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 7

A duração do luto chega a variar de três meses para os parentes mais distantes a dois anos para os parentes mais próximos. Antigamente, a tradição era tão extrema que incluía até mesmo as noivas que iam se casar, o ato de se vestir no dia do casamento com um vestido preto, com a única exceção do véu que era branco.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 8

O luto, como expressão formal de enfrentar a morte, nem sempre respondeu aos mesmos padrões estéticos. A cor preta, uma referência nas culturas ocidentais, é imposta pelo menos desde os tempos da República Romana, um costume que perdura até hoje, apesar de ter sido extinto há muitos séculos. Claramente, muito tem sido escrito sobre o costume do luto na Roma antiga e sua relação com o branco. Assim foi até o segundo século, quando um decreto imperial estabeleceu que a cor branca seria a cor oficial do luto.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 9

Diferentes estudos antropológicos coincidem em apontar como possível origem o medo ancestral dos vivos de serem possuídos pelos espíritos dos mortos. Assim, nos rituais fúnebres, os homens primitivos pintavam seus corpos de preto para evitar que isso acontecesse, crendo que eles estavam camuflados e que a alma do falecido iria encontrar um novo corpo para se estabelecer.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 10

Esta hipótese é corroborada pelo fato de que os habitantes de certas tribos africanas cobrem sua pele com cinzas brancas nos funerais, escondendo assim a cor preta de sua pele à vista dos espíritos. Algo semelhante acontece também na Índia, onde tradicionalmente a cor do luto é branca, em oposição à cor escura de seus habitantes. Além disto, os crentes vodus afirmam que podem conversar com as almas em sofrimento e que os espíritos podem possuir corpos.

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 11

Com a descoberta da América e a chegada dos escravos africanos a este continente, essas crenças e rituais religiosos, oriundos do vodu, mesclaram-se à cultura católica, dando vida ao ritual de luto que conhecemos hoje.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Fotos: Starstock/ Imgur

A razão pela qual devemos usar preto quando vamos a um funeral é horrível 12
20
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Os Romances de LUKE PERRY, O Dylan de Barrados no Baile