Incrível!Polêmico

Publicado 2018-06-07
0 Comentário

O rosto de Jesus Cristo pintado por Michelangelo é na verdade do amante dele

Michelangelo, o artista italiano que viveu entre 1475 e 1564, considerado ainda em vida um dos maiores artistas da história da humanidade, tendo sido responsável por obras como David, a Pieta, Afrescos no teto da Capela Cistina e ter sido arquiteto da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Michelangelo era conhecido como “O Divino”, e talvez somente Leonardo Da Vinci, que viveu na mesma época que Michelangelo, possa ser comparado à grandiosidade do artista. Mas há uma polêmica envolvendo uam de suas obras.

Há um consenso entre os estudiosos da vida e da obra de Michelangelo que ele foi homosexual. Alguns estudiosos acreditam que ele não vivesse seus amores de forma real, mantendo todos eles na espera da paixão platônica, que é quando a pessoa nutre verdadeiro sentimento pela outra, mas elas não chegam a se relacionar propriamente dito.
E é notório que Michelangelo teve uma paixão platônica por um jovem poeta e desenhista italiano, Tommaso Dei Cavalieri.

Continue lendo nosso artigo para saber sobre essa história

Michelangelo sentia tanto amor por ele que escreveu cartas ao amigos onde lê-se “Se o vires, imploro-te que me recomendes a ele mil vezes, e quando tu me escreveres diz-me algo a seu respeito para eu ter o que colocar na mente, pois se eu esquecê-lo creio que no mesmo instante cairei morto". Há também registros de presentes dados por Michelangelo ao jovem aristocrata, como os quadros Rapto de Ganimedes, a Queda de Phaeton, a Punição de Tytus, e um Bacanal de crianças, cujos temas são sugestivos, além de ter escrito mais de 40 poemas.

Tommaso dei Cavalieri era de família aristocrata, tinha boa educação e era amante das artes. Varchi, que escreveu uma biografia de Michelangelo e também conheceu Tommaso o descreveu como um temperamento calmo e despretensioso, uma fina inteligência e educação, e uma beleza incomparável, e por tais qualidades merecia o amor de quantos o conhecessem. Após conhecer Tommaso, Michelangelo lhe escreveu duas cartas, as quais podemos perceber o quanto estava apaixonado.

Clique em página seguinte e saiba os detalhes deste escândalo.

"Percebo agora que não posso esquecer vosso nome assim como não posso esquecer a comida com a qual vivo — não! antes eu poderia esquecer a comida com que vivo, que infelizmente alimenta apenas o corpo, mas não vosso nome, que nutre minha alma e meu corpo, enchendo ambos de tamanho deleite que me torno imune à tristeza e ao medo da morte, isso enquanto vossa memória dura em mim. Imaginai se o meu olho estivesse também fazendo sua parte (uma referência à distância física entre eles) o estado em que eu me encontraria!".

Apesar de não haverem provas que deixem claro que eles chegaram a consumar esse amor, há um trecho em uma das cartas escritas por Tommaso a Michelangelo onde se lê "...que Vossa Senhoria volte logo, porque voltando me libertareis da prisão: porque eu fujo das más práticas, e querendo fugir delas não posso praticar com ninguém mais senão convosco". Não há consenso se eles foram apenas amigos ou tiveram sim um relacionamento físico amoroso.

Clique em página seguinte e leia todo o artigo.

A grande polêmica envolvendo os dois, no que diz respeito a nós, nos dias de hoje, é que por conta de tão grande amor, o mestre Michelangelo teria imortalizado a imagem de seu grande amor numa de suas obras. E essa obra seria justamente uma das mais vistas e importantes até hoje, principalmente para os cristãos: a imagem de Jesus. Sim, a imagem que as pessoas associam a Jesus teria sido inspirada no retrato de um homosexual por quem Michelangelo foi apaixonado.

Como a pintura com o retrato de Tommaso feito pelo próprio Michelangelo não existe mais, fica difícil provar que isso realmente aconteceu, mas também não cabe afirmar que a possibilidade não existe. Fiéis do mundo todo repudiam essa possibilidade, por não querem acreditar que a imagem que eles têm de Jesus, na verdade seja a de homosexual, mas nada diz que essa não seja a verdadeira inspiração da obra de Michelangelo.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Instagram/ Twitter

263
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Agora vai: Simpsons fazem previsão de que Brasil será Hexacampeão!