0 Comentário

Mel: o alimento poderoso com muitos benefícios

O mel é um alimento utilizado pelo homem há muitos milênios, mais precisamente cinco milênios antes de Cristo. É o único alimento doce que além de ter alto valor energético ainda tem proteínas e sais minerais e vitaminas que são essenciais para nossa saúde. Possui propriedades medicinais e reconhecida ação bactericida. Com o passar dos séculos o homem foi aperfeiçoando a técnica de obtenção do mel, reduzindo assim os danos causados às colméias e também aumentando a produção do alimento. Nesse artigo vamos te mostrar alguns benefícios do mel para sua saúde.

Tipos de mel

Tipos de mel

Antes de mostrar para você os benefícios, vamos falar sobre os tipos de mel mais comuns no nosso país. São eles:
- Mel silvestre: Este é o tipo mais consumido no país e traz benefícios principalmente para a pele, vias respiratórias devido às suas propriedades calmantes e antioxidantes.
- Mel de flor de laranjeira: Com sabor bem suave, este tipo de mel faz bem para o sistema digestivo, ajudando a regular o intestino devido às suas propriedades calmantes.
- Mel de flor de eucalipto: Este tipo possui coloração mais escura e sabor mais concentrado. Ele é excelente para ajudar no alívio de infecções intestinais, vias urinárias e doenças respiratórias.
- Mel de cipó-uva: Graças às suas propriedades antioxidantes, este tipo de mel pode ajudar a curar problemas no fígado, inclusive em relação aos efeitos do álcool neste órgão.
- Mel de assa-peixe: Esta variedade possui um aroma e sabor agradáveis, além de servir como calmante e expectorante natural.

Tipos de mel 1

Benefícios do Mel

1- Previne doenças
Devido aos antioxidantes que ele contém, o mel pode atuar na prevenção e no auxílio do tratamento de algumas doenças, como o câncer. Isso acontece porque esses antioxidantes atuam na redução do metabolismo das células cancerosas. Ele também vai prevenir doenças cardíacas, uma vez que é rico em flavonoides e polifenóis, que vão promover a oxidação do colesterol ruim (LDL). O lDL é o maior causador de ataques cardíacos, então sua eliminação vai ajudar a manter a saúde de todo do coração.

Benefícios do Mel

2- Tratamento da caspa

Estudos têm sido feitos para provar os benefícios do mel no tratamento da dermatite seborréica, e estão sendo obtidos bons resultados. Para ser usado com essa finalidades, basta diluir o mel em 10% de água morna e aplicar na cabeça. Deixe agindo por 3 horas e depois enxágue também com água morna. Isso vai ajudar a diminuir a coceira e a descamação do couro cabeludo. Em alguns casos, pode ser que o problema acabe totalmente.

2- Tratamento da caspa

3- Ajuda a perder peso

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, o mel vai ajudar a manter baixos os níveis de açúcar no sangue. Ele é bastante recomendado para adoçar alimentos, de uma maneira natural, e sem o uso de açúcares comuns. A ingestão de mel vai provocar uma liberação menor de insulina no organismo, o que vai vai ajudar no controle do apetite, sendo muito recomendados para aqueles que desejam perder peso. Além disso o mel evita o acúmulo de gordura corporal, o que vai fazer com que o emagrecimento aconteça de forma mais rápida e saudável.

3- Ajuda a perder peso

4- Faz bem para a memória

Devido a alta quantidade de antioxidantes presentes no alimento, ao mel vai atuar na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro. Além disso, esse fantástico alimento vai auxiliar o organismo na absorção do cálcio, que é um mineral essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso como um todo. O consumo regular e frequente do alimento vai trazer não só a melhora da memória, mas também o aumento da capacidade cognitiva.

4- Faz bem para a memória

5- Trata alergias e melhora o sono

Devido às suas propriedades anti- inflamatórias, por causa do pólen presente na sua composição, acaba sendo responsável pela produção de anticorpos pelo sistema imunológico. Por causa disso pode ser considerado uma vacina natural. Ele também é um alimento poderoso no estímulo da produção da serotonina, que faz com que aumente a sensação de bem estar e prazer no nosso organismo. Com isso o estresse diminui e as noites de sono se tornam melhores.

5- Trata alergias e melhora o sono

6- Fornece energia ao corpo

A glicose presente no mel pode fornecer energia de forma rápida para a prática de atividades físicas. Além disso, combinado a uma fonte de proteína, o alimento pode ajudar a absorver os aminoácidos e demais nutrientes necessários para o processo de regeneração dos músculos, sendo uma boa opção para quem é atleta ou faz exercícios físicos regularmente.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Pixabay/ Unsplash

6- Fornece energia ao corpo
0
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Quais são as comidas mais caras do mundo