0 Comentário

Mistério de cratera na Bahia intriga especialistas

Um buraco gigantesco começou a se abrir misteriosamente em Ilha de Itaparica, na Bahia. O que impressiona mais é a velocidade com que a cratera começou a se abrir, em 7 dias ela tem 3 metros de comprimento. Ainda se estudam as possíveis causas para a grande abertura, mas para os moradores, que vivem cerca de 1 km do local, o momento é de temor pelo que pode vir a acontecer caso o buraco continue aumentando diariamente. Não é de se espantar que a erosão esteja bem próxima à empresa americana Dow Química.

A multinacional utiliza aquele local para extrair salmora, que é usada para fabricar produtos químicos. Este produto é retirado em mais de 1000 metros de profundidade. A empresa tem seis poços atualmente. Dow Química afirma que tem tomado todas as medidas possíveis, inclusive fazendo o monitoramento da área através de drones e outros instrumentos de altíssima precisão. O buraco foi descoberto há apenas 20 dias.

Tanto Ministério Público quanto Defesa Civil estão cientes e acompanham o andamento do problema. A Dow afirma que isso trata-se de um fenômeno chamado “vazio subterrâneo”. E que tem que esperar a estabilização do local, pois as bordas ainda tendem a crescer e, por isso, pedem que moradores da região evitem a região para evitar acidentes. Portanto, o momento agora é de esperar o terreno assentar e daí fazer um laudo técnico sobre o que pode ter gerado o problema no local.

A empresa tem trabalhado com algumas possibilidades no intuito de saber o que causou a corrosão. São elas: geomecânica, dados de satélite de alta resolução e micro-sísmico. Especialistas têm tentado saber o que pode ter causado a grande cratera. Uma das hipóteses é que uma água presente no fundo da cratera foi aos poucos tirando os sedimentos da superfície. Somente em 4 meses serão descobertas as causas da erosão.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Twitter

3
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Homem cai em buraco na zona sul de São Paulo e precisa de escada para sair