0 Comentário

Criança contrai doença da Idade Média e causa temor nos Estados Unidos

É parte do crescimento da criança que ela tenha algumas doenças como catapora, uma gripe,um resfriado,mas o artigo falará de um caso que envolve uma certa gravidade, pois não era nenhuma dessas enfermidades que normalmente enfrenta-se no período da infância. O menino contraiu a peste bubônica, uma doença que a gente costuma ler em livros de história e que foi responsável por matar um terço da população na Europa no século XIV. A história é realmente de dar medo a qualquer pai, pois parecia uma coisa muito distante vir a sofrer desta doença.

O avanço nos procedimentos médicos fez com que doentes de peste bubônica passassem a receber um tratamento melhor e assim as mortes diminuíram muito. Mas isso não quer dizer que a doença não exista mais no mundo. E o caso do menino do estado de Idaho, nos Estados Unidos, veio para comprovar isso. O Departamento de Saúde de Idaho divulgou que o menino estava doente devido à peste bubônica.

Criança contrai doença da Idade Média e causa temor nos Estados Unidos 1

As autoridades ainda não sabem dizer se ele contraiu a doença em Idaho, lugar onde vive, ou no passeio ao estado de Oregon. O menino tomou antibióticos e após observação no hospital, foi mandando para casa finalizar o tratamento. Nome e idade do garoto não foram divulgados. O que assustou os mais próximos ao assunto foi que em 26 anos, não havia registro da doença no Estado. Em 1924, foi o último registro da doença da peste negra nos Estados Unidos.

Criança contrai doença da Idade Média e causa temor nos Estados Unidos 2

Na época, 30 pessoas morreram e agora a doença encontra-se nas áreas mais rurais na parte oeste dos EUA. De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention, na tradução livre Centro para Controle de Doenças e Prevenção, informou que ao menos 7 pessoas contraem a doença a cada ano. A enfermidade é adquirida depois de picadas de pulgas ou por outros animais que estejam infectados.

Criança contrai doença da Idade Média e causa temor nos Estados Unidos 3

Peste Bubônica

A doença é causada por uma bactéria chamada Yersinia pestis, que é considerada uma infecção grave. Ela encontra-se em todos os continentes, exceto Oceania. A peste negra é contraída por humanos quando são mordidos por uma pulga infectada ou por muco, por exemplo, pois pode ser um material infectado. Esta doença afeta as glândulas linfáticas, gerando um inchaço e uma consequente inflamação nas áreas afetadas. Quando descoberta com antecedência, é feito um diagnóstico que permite que a doença seja curada por antibióticos

O problema é que a demora no diagnóstico pode levar o paciente a morte. Na Idade Medieval, a estimativa é que a peste negra vitimou 50 milhões de pessoas, principalmente na Europa. A prevenção da doença é feita identificando os lugares onde pode estar ativa e alarmar os órgãos públicos em relação à isso, um bom exemplo seria ir até a prefeitura da sua cidade. Assim, podem ser eliminados focos da peste negra.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, entre 2000 e 2017, o país registrou apenas um caso de peste bubônica em humanos. Em junho de 2017, a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), no nordeste do Brasil, emitiu um alerta sobre a notificação imediata de possíveis casos da doença no Estado. Na época, foi descartado o risco de uma possível pandemia, mas houve o comunicado no intuito de eliminar a possibilidade de alguma vítima. As pessoas foram instruídas de que a doença poderia atingir ratos, camundongos, capivaras e até porquinhos-da-índia. O último registro da doença no estado aconteceu em 2005.

A peste ainda é endêmica em alguns países da Ásia, África e Américas, onde existem muitos roedores infectados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2010 a 2015, foram registrados 3.248 casos no mundo e que vitimizaram 584 pessoas. Se não tratada, a doença tem um índice de mortalidade de 30 % a 60%. O problema é a identificação precoce da doença, pois os sintomas costumam demorar 7 dias para se desenvolverem.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Twitter / Pixabay

Peste Bubônica
4
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Simaria foi diagnosticada com tuberculose ganglionar. Entenda o que é e os riscos da doença