0 Comentário

Enfermeira adota bebê com hidrocefalia que foi abandonado

Quando Zoe chegou ao serviço de neonatologia do hospital Eva Perón, ela tinha dois meses e havia sido abandonada. Ela tinha um quadro de hidrocefalia irreversível e estava sozinha no mundo. Ela não conseguia ver nem ouvir. Ela não moveu seus braços ou pernas. Para Nuria, que havia trabalhado por um ano no setor de recém-nascidos, a chegada do bebê mudou completamente sua vida. "Eu sabia que não tinha ninguém para cuidar dela, ela ficou hospitalizada por dois meses, ela não entrou mais no berço quando, apesar de pedirmos a ela que a levassem para uma casa de trânsito(acolhimento de crianças em situação de abandono), não houve resposta.

Enfermeira adota bebê com hidrocefalia que foi abandonado 1

Tentou- se encontrar uma nova mãe e dar-lhe uma família", diz Nuria Pérez. Ela queria compensar o abandono que a bebê sofreu e contê-lo. Nuria define adoção como uma oportunidade para ambos. "Eu já era a mãe de um menino de 13 anos que tive com um ex-parceiro, falei com meu filho sobre o desejo de me tornar a mãe de Zoe, mostrei fotos e todos em casa concordaram e prometeram me acompanhar na decisão", explica.

Enfermeira adota bebê com hidrocefalia que foi abandonado 2

Antes de levar Zoe para sua casa Nuria conversou com um especialista que lhe disse que a expectativa de vida de Zoe era, no máximo, um ano. "Eu não queria deixá-la atravessar tudo isso sozinha. Ela dormia em uma cama de hospital. Ela quer sentir o abraço dos pais fazendo upa", explica com entusiasmo. Ela foi ao tribunal para descobrir o que ela tinha que fazer e se havia a possibilidade de adotá-la. "Eles me deram instruções e me tornei seu lar trânsito. Ela veio, passaram os primeiros meses, Zoe chegou a um ano de idade e que foi um alívio mantê-la conosco. Depois vieram os medos como adotante, até que eu obtive a custódia de adoção ", diz ele.

Enfermeira adota bebê com hidrocefalia que foi abandonado 3

Em agosto, serão quatro anos desde que Zoe faz parte da família Pérez. A casa onde moram fica em Santa Lucía, a sessenta quilômetros de San Miguel de Tucumán. O bebê é alimentado por sonda e tem crises diárias. "Não é fácil, tento passar o máximo de tempo possível, faço meu turno de doze horas como enfermeira e depois estou sempre com ela." Se ele não estiver em casa, os avós, ou o parceiro de Nuria, cuidam para que a menina seja cuidada.

Enfermeira adota bebê com hidrocefalia que foi abandonado 4

"Apesar de não termos uma boa situação econômica, eu vivo tranquilamente e estou reformando nossa casa, adaptando-a para que fique mais confortável a cada dia". A família se orgulha das mudanças que percebem no bebê. "Ela era um bebê que mal se mexia, ela nem abria as mãozinhas, agora se a gente fala com ela, ela sorri para nós, ela nos identifica pela forma como a abraçamos, cada um encontrou um jeito de se conectar com ela. imagem é muito boa ", diz a mãe.

Enfermeira adota bebê com hidrocefalia que foi abandonado 5

Enquanto aguarda a conclusão do processo de adoção, Nuria conta sua história porque ela quer aumentar a conscientização sobre a adoção de crianças com deficiências. "Há muitas crianças como Zoe que precisam de uma casa que as acolha e que compense o terrível abandono que sofreram". Em Tucumán, alguns falam do milagre do amor. Zoe havia sido abandonada, não tinha expectativa de vida e hoje, quatro anos depois de chegar sozinha no hospital, é um testemunho do poder das carícias, do valor do cuidado e do compromisso dos pais por escolha. Do vínculo mágico entre mãe e filha.

Enfermeira adota bebê com hidrocefalia que foi abandonado 6

O que é Hidrocefalia

A hidrocefalia é a acumulação do líquido cefalorraquidiano (LCR ou líquor) nas cavidades ventriculares cranianas, causando aumento na pressão intracraniana sobre o cérebro, o que pode gerar lesões no tecido cerebral, bem como o aumento e inchaço do crânio. O líquido cefalorraquidiano é um líquido que banha o cérebro e a medula espinhal a fim de evitar eventuais traumas ou choques sobre o sistema nervoso central. Ele é produzido e absorvido pelos ventrículos localizados no crânio da pessoa, através da corrente sanguínea, porém, quando há obstruções nos pequenos orifícios pelos quais circula, o processo pode ser dificultado.

O que é Hidrocefalia

Além dessa função de proteger o cérebro e a medula, o LCR possui outras duas:

- Atua como veículo para fornecer nutrientes ao cérebro e também remover resíduos do mesmo;
- Compensar as alterações no volume sanguíneo intracraniano entre o crânio e a coluna vertebral.
Com relação a epidemiologia, a hidrocefalia atinge em torno de 1 a 3 pessoas a cada 1000 nascimentos. Além disso, 60% dos casos afeta recém-nascidos e, 40%, idosos, sendo o grupo masculino com maior propensão de desenvolvimento.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Pixabay

Além dessa função de proteger o cérebro e a medula, o LCR possui outras duas:
2
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Menina Vê MICHAEL JACKSON e o PAPA Durante VISITA ao INFERNO