PolêmicoDicasVida Saudável

Publicado 2018-06-25
0 Comentário

Beber água em pé faz mal à saúde

Que a água é necessária para mantermos a saúde em dia já sabemos, mas beber água da maneira correta e com a postura certa é essencial para manter um estilo de vida saudável. De acordo com especialistas em saúde e praticantes da medicina Ayurveda, a ideia de beber água em pé afeta diretamente a velocidade com que a água é tomada. . E isso tem um efeito desastroso no corpo humano. Segundo Sandhya Gugnani, uma nutricionista com ares de celebridade, a nossa postura tem um papel fundamental na hora de bebermos água.

Ela explica que, quando estamos de pé, nossos nervos encontram-se tensionados, e quando bebemos água rapidamente nesta posição, há a perturbação do equilíbrio dos fluidos, levando ao aumento das toxinas e da indigestão no corpo. Ainda segundo ela, este hábito também é responsável por acumular fluidos nas articulações que provocam artrite. E isso chega também a prejudicar a filtragem de água nos rins, pois as impurezas no rim e na bexiga levam a infecções do trato urinário.

Beber água em pé faz mal à saúde 1

Por isso, a importância de nos sentarmos e bebermos água lentamente para reduzir os níveis de ácidos no corpo, que aparentemente é alto devido ao consumo de produtos processados, que tem aditivos químicos ou agrotóxicos e pesticidas. Ainda de acordo com a Ayurveda, beber água de pé não traz benefício algum, pois a posição prejudica o corpo de aproveitar os benefícios do líquido. Enquanto, desta forma a pressão da água no esôfago e parte baixa do estômago provoca danos nos arredores destes órgãos. Ou seja, acaba prejudicando o nosso trato digestivo.

Beber água em pé faz mal à saúde 2

Outra questão que a Ayurveda levanta é em relação da temperatura da água, que deve ser nem fria nem fresca para o consumo, pois afeta muito o funcionamento do nosso estômago. Outro ponto que esta medicina aponta é o impacto negativo nos joelhos ao tomar água em pé. Segundo os praticantes, isso faz com que os fluidos passem pelo organismo sem nenhuma filtragem.

Isso faz com que as impurezas da água se instalem na bexiga, o que pode causar danos aos rins. Além disso, observa-se que a ingestão de água em pé não extingue a sede, pois ela não se instala no fígado distribuindo nutrientes. A artrite e as dores nas juntas também podem aparecer com este hábito, estudiosos dizem que ao fazer isso o fluxo de água é alto e ainda provoca uma alta pressão e isso afeta o nosso organismo inteiro. Podendo vir a causar artrite e outros problemas de articulação.

A ideia de tomar água somente sentado, claramente pode ser comparada à nossa lógica de apenas comermos sentados para facilitar a digestão e promover facilmente a nossa ingestão de nutrientes. Por isso, que tal investir na ideia de tomar água na mesma posição? Manter um estilo de vida saudável pode ser mais descomplicado do que pensamos. Nada mal podemos tratar o nosso corpo um pouco melhor.

Beber água em pé faz mal à saúde 3

Medicina Ayurveda

Ayurveda é o estudo da ciência da vida, de acordo com ela a vida ou a existência não é formada de compartimentos rígidos, mas de um fluxo harmonioso. Os praticantes tem como base cinco elementos: terra, água, ar, éter e fogo e que correspondem à visão, olfato, gustação/paladar, audição e tato. E aí entra o dosha, que é o biotipo de cada pessoa. Ela aparece em três tipos: Pitta, Kapha e Vata. Neste sentido, o Vata é presente nas partes baixas do corpo: estômago, intestino, etc.. Enquanto o Kapha, está no nosso corpo médio, tosses costumam ser um desequilíbrio deste dosha. Já o Pitta, está relacionado com a parte superior do corpo, como a cabeça.

Medicina Ayurveda

E aí aparecem diversas técnicas para equilibrar o dosha, dentre elas a pranayama, que é uma técnica de respiração. E aí vão entrando elementos como a aromaterapia, cromoterapia e até o auxílio da yoga. A alimentação baseada na Ayurveda busca também balancear o dosha, e ela trata do equilíbrio do que nós comemos através de alimentos que provoquem a desintoxicação do nosso organismo.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay / Giphy

8
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Os Romances de LUKE PERRY, O Dylan de Barrados no Baile