0 Comentário

Seus panos de cozinha estão provavelmente infectando sua comida e seus utensílios

Após ler este artigo, você vai repensar como está usando sua toalha de cozinha. Um novo estudo sugere que suas toalhas estão cheias de bactérias que podem causar intoxicação alimentar e outras doenças transmitidas por alimentos. Pesquisadores da Universidade de Mauritius cultivaram 100 toalhas de cozinha multiuso após um mês de uso, sem lavar. Eles descobriram que quase metade testou positivo para o crescimento bacteriano - a maioria dos quais se originou de intestinos humanos.

Seus panos de cozinha estão provavelmente infectando sua comida e seus utensílios 1

"Neste estudo, nós investigamos o papel potencial de toalhas de cozinha na contaminação cruzada na cozinha e vários fatores que afetam o perfil microbiano e carga de toalhas de cozinha", Susheela D. Biranjia-Hurdoyal, PhD, professor sênior do departamento de saúde Ciências da Universidade da Maurícia e principal autor do estudo, disse em um comunicado. A equipe apresentou as descobertas no ASM Micróbio, a reunião anual da Sociedade Americana de Microbiologia.

O que está contribuindo para o crescimento bacteriano?

Das 49 amostras que deram positivo, 36,7% cresceram em bactérias coliformes, 36,7% cresceram em Enterococcus e 14,3% cresceram em Staphylococcus aureus (S. aureus).
As bactérias do pano de prato também refletiam seus donos. Os pesquisadores descobriram que o tipo e o número de bactérias presentes variavam de acordo com o tamanho da família, presença de crianças, status socioeconômico, tipo de dieta e tipo de toalha usada. Por exemplo, S. aureus , uma bactéria tipicamente encontrada na pele, nariz e garganta, foi mais prevalente em toalhas de famílias que tiveram mais filhos e eram de nível socioeconômico mais baixo.

Por outro lado, E. coli , um membro da bactéria coliforme, era mais provável que estivesse em toalhas usadas por comedores de carne. De acordo com o estudo, a E. coli é comumente encontrada em fezes humanas, o que sugere falta de higiene e a contaminação fecal chegou à cozinha. O estudo também revelou que há mais bactérias em toalhas que foram usadas para vários fins - como utensílios de limpeza, secar as mãos e superfícies de limpeza. Além disso, houve casos mais altos de crescimento bacteriano em toalhas quentes e úmidas, em oposição a toalhas secas. “Toalhas de cozinha úmidas podem ser muito importantes para promover o crescimento de potenciais patógenos responsáveis ​​por envenenamento alimentar”.

O que está contribuindo para o crescimento bacteriano?

O que isso significa para minha saúde?

A maioria das bactérias presentes é relativamente inofensiva para indivíduos saudáveis. No entanto, certos patógenos - como E. coli e S. aureus - têm sido associados à intoxicação alimentar, que causa náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal e febre. Os sintomas podem durar de apenas algumas horas a vários dias. "Problemas surgem quando essas bactérias chegam a lugares onde não deveriam residir e quando se multiplicam por contato casual e / ou entre pessoas e objetos estranhos", disse um especialista em doenças infecciosas. “Quando precauções adequadas de manipulação de alimentos e saneamento não são tomadas, por exemplo, elas podem permanecer nas cozinhas e causar doenças transmitidas por alimentos”, acrescentou.

Quão suja é a sua cozinha?

Este não é o primeiro estudo a revelar que a sua cozinha está provavelmente carregada de bactérias. Pesquisas mais antigas indicaram que pias de cozinha e drenos de cozinha contém quantidades particularmente altas de E. coli. A esponja não é tão limpa, também. Na verdade, os pesquisadores encontraram 362 espécies diferentes de bactérias que se escondem em torno de esponjas de cozinha. As bactérias são atraídas para ambientes quentes e úmidos, e é por isso que a cozinha é um dos cômodos com mais germes da casa. Além disso, a contaminação cruzada corre solta na cozinha, o que faz com que os micróbios se espalhem e se multipliquem facilmente.

O que você pode fazer?

Comece limpando e trocando suas toalhas com freqüência. A ausência de agentes patogênicos de toalhas de uso único sugere que as práticas adequadas de higiene podem desempenhar um papel enorme na prevenção do crescimento de bactérias nocivas. “Se toalhas reutilizáveis ​​são importantes na cozinha, use apenas uma vez e por apenas uma pessoa, antes de lavar. Nunca compartilhe toalhas, pois isso leva à propagação de germes nas mãos e superfícies ”, disse um professor de microbiologia.

Ele também recomenda desinfetar as bancadas desarrumadas, lavar as mãos e limpar armários e maçanetas das portas das geladeiras - especialmente depois de cozinhar com carne crua, ovos e laticínios. “Um dos maiores ofensores da cozinha que causa a recontaminação de germes são as mãos. A lavagem das mãos continua sendo o padrão ouro para manter limpa qualquer superfície freqüentemente tocada ”. Famílias maiores com crianças ou idosos devem estar mais atentas à higiene doméstica, pois elas tendem a estar mais sujeitas a adoecer. Embora seja impossível manter sua cozinha totalmente livre de germes, lavar suas toalhas (e mãos) regularmente ajudará a manter as bactérias sob controle.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Imagens: Twitter/ Giphy/ Pixabay

O que isso significa para minha saúde?
2
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Como Se Lembrar das Suas Vidas Passadas