0 Comentário

Milagres bíblicos que a ciência finalmente explicou

Com mais de 40 autores, segundo a teoria mais aceita pela fé cristã, a Bíblia começou a ser escrita entre os anos de 1500 a. C. e 450 a. C (Antigo Testamento). Depois de Cristo, entre 45 anos e 90, foi escrito o Novo Testamento. Ou seja, um tempo de quase 1.600 anos para conhecermos o livro como ele é hoje. Com vários mistérios, milagres e várias histórias, o livro continua sendo um tanto quanto misterioso para a humanidade como um todo. Mas há alguns milagres que a ciência já conseguiu explicar e que, claro, é liberado discordar se você é uma pessoa que coloca toda a sua fé na religião que você segue. Porém, se bateu aquela curiosidade, esse artigo é para você! Confira o que a ciência diz a respeito de alguns milagres bíblicos.

1 - As Pragas do Egito

1 - As Pragas do Egito

As Pragas do Egito foram registradas no livro bíblico Êxodo. Segundo o livro, o Deus de Israel fez com que as pragas assolassem o Egito no intuito de convencer o Faraó a libertar os hebreus. A primeira praga foram as águas do Rio Nilo que ficaram vermelhas. A segunda foi a das rãs cobrindo a terra. A terceira foram os piolhos em homens e animais. A quarta foram as moscas seguida pela quinta com a morte dos animais. Depois a sexta foram as pústulas nos homens e animais, a chuva de granizo, sétima praga, a nuvem de gafanhotos, oitava praga, escuridão cobrindo o sol por 3 dias, nona praga, e, por fim, os primogênitos dos homens e animais morrem.

1 - As Pragas do Egito 1

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! A Tafofobia (a fobia de ser enterrado vivo) pode parecer irracional para alguns porque é algo extremamente improvável de acontecer, ainda mais hoje em dia. Contudo, nada é impossível e a sorte ajuda quem está preparado. Saiba como sobreviver a essa situação cinematográfica no nosso novo vídeo:

O que a ciência diz?

Para os cientistas tudo não passou de uma série de eventos consecutivos naturais. Primeiramente, com as algas tóxicas no Nilo que foram responsáveis pela nova coloração do rio. A proliferação destas águas também foi responsável pela morte de sapos e aumento de moscas e piolhos, pois o primeiro era predador natural dos outros. Outra afirmação dos estudiosos é que a erupção do vulcão Thera foi responsável pelas tempestades de granizo e bloqueio do sol. Já a morte dos primogênitos foi por conta da contaminação de cereais ou por conta dos gases tóxicos liberados pelo vulcão Thera.

2 - Moisés abrindo o Mar Vermelho

Moisés foi o escolhido por Deus para guiar os hebreus em sua saída do Egito, onde eram tidos como escravos. O grupo seguiria rumo à terra prometida de nome “Canaã”. Depois das 10 pragas que assolaram o Egito, o faraó Ramsés II decidiu libertar os hebreus. Mas ele mudaria de ideia e viria a perseguir o grupo de hebreus, que precisaria atravessar o Mar Vermelho. Ele consegue tal feito de atravessar o local e como a ciência explica isso?

O que a ciência diz?

O que a ciência diz?

Para os cientistas há duas prováveis explicações disso. A primeira fala que a “abertura” através do wind setdown, que nada mais é do que um forte vento que muda de direção subitamente. Isso teria causado o “espaço” no mar. A segunda afirma que o local era muito pantanoso e que era possível que o local tivesse 3 metros de profundidade. E isso teria feito muitos dos cavalos ficarem presos ao pântano. Já a abertura do local foi devido à erupção de Santorini, onde gerou um tsunami de 182 metros de altura e que teve a velocidade de 640 Km/h. Quando o vento ou o tsunami passaram tudo voltou ao normal!

2 - Moisés abrindo o Mar Vermelho

3 - Travessia do Rio Jordão

Quando Josué começava a pensar em como conquistar Canaã, um dos primeiros desafios era atravessar o rio Jordão. E, como é dito na bíblia, era justamente a época em que o rio transbordava e deixava a passagem muito difícil. Deus então ordenou que sacerdotes entrassem na água carregando a Arca da Aliança. Foi então, que a correnteza parou e a água acabou escoando, deixando um caminho limpo. Assim toda o povo de Israel pode fazer a travessia em segurança.

O que a ciência diz?

O que a ciência diz?

Para a ciência, o fato de Josué ter conseguido atravessar o Jordão, foi por conta de um deslizamento de terra, decorrente de um terremoto na região. O tal terremoto acabou travando o fluxo normal do rio e gerando um caminho mais seguro para que todos cruzassem o local. Estudiosos gostam tanto desta teoria, que buscaram por outros fenômenos parecidos no mesmo lugar e, pasmem, conseguiram elencar cerca de 10 vezes da sua ocorrência no Rio Jordão.

3 - Travessia do Rio Jordão

4 - Lázaro e sua ressurreição

A bíblia conta que as irmãs de Lázaro foram atrás de Jesus afirmando que ele estaria muito doente e precisando da ajuda de Jesus. É então que o filho de Deus afirma que a doença não era para a morte e sim para a glória de Deus, para que o filho de Deus fosse assim glorificado. Chegando ao local, o homem já encontra-se enterrado e morto há 4 dias. Ele vai até o túmulo de Lázaro, faz uma oração e grita: “Lázaro, sai para fora!”, o morto sai todo enfaixado, Jesus então finaliza: “Desatai-o e deixa-o ir.”.

O que a ciência diz?

Não havia na época como saber qual doença, por falta de recursos médicos, poderia ter “matado” Lázaro. Portanto, para estudiosos, as possibilidades seriam a narcolepsia ou catalepsia, ambas doenças que fazem a pessoa dormir de uma forma assustadora. Ambas poderiam ser facilmente confundidas com a morte de alguém e gerar toda aquela comoção. O que você acha? É provável?

5 - Levanta-te e anda

Este milagre está presente tanto em Matheus, quanto Marcos e Lucas. Quando Jesus entrou em Cafarnaum, muitas pessoas o acompanharam, inclusive a sua pregação. Algumas pessoas tentaram levar um homem paralítico ao seu encontro, mas fizeram um buraco no teto para que ele conseguisse ver o homem! Jesus diz ao paralítico que seus pecados estão perdoados. Não demorou muito para que ele mandasse o homem levantar e ele surpreendentemente conseguisse andar.

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Cientistas descobriram como o Triângulo das Bermudas realmente “engoliu” aviões e embarcações sem deixar vestígios por centenas de anos. Quantas histórias e teorias da conspiração você já ouviu sobre esse lugar? Imaginamos que várias! Neste vídeo, desvendamos qual é a verdade sobre essa famosa área do Oceano Atlântico.

Spoiler: Não é um campo magnético.
Spoiler 2: Também não são extraterrestres.

O que a ciência diz?

Não havia na época como saber qual doença teria acometido o tal homem sem andar. Portanto, para estudiosos, ele podia sofrer de esclerose múltipla, que faz a pessoa travar e melhorar de repente. E a outra possibilidade é que ele tenha sido acometido por uma doença chamada de polirradiculoneurite aguda desmielinizante, que causa danos ao sistema nervoso central e tem o mesmo efeito da esclerose citada anteriormente, pode paralisar a pessoa. Além disso, alguns cientistas citam a falta de potássio no organismo humano

6 - Água salgada em água doce

A passagem bíblica que diz respeito à este milagre é a que fala da chegada a Mara, guiados por Moisés. Onde as pessoas reclamavam com o enviado de Deus por não poderem beber da água salgada para matar a sua sede. Ao chamar Deus, Moisés foi ordenado a usar uma árvore, colocá-la na água e assim ela se tornaria doce...e foi exatamente o que aconteceu...e todos puderam então matar a sua sede.

O que a ciência diz?

O que a ciência diz?

Em hebraico, Mara quer dizer “água salgada”, mas vamos um pouco além disso, sabe a tempestade que foi responsável por abrir o Mar Vermelho? Então, a mesma tempestade foi responsável por arrastar minerais para a fonte de água de Mara. O que aconteceu a seguir foi que Moisés colocou um pedaço de acácia queimada, que ajuda a filtrar a água. E assim todos puderam matar a sua sede em uma água própria para o consumo. Consegue acreditar nisso?

4 - Lázaro e sua ressurreição

7 - Dilúvio

De acordo com 4 capítulos de Gênesis, aconteceu o dilúvio que se deu pela ira de Deus. Segundo consta no livro sagrado, Deus viu a terra com muita desordem, violência, luxúria, etc. e resolveu dar um basta naquilo. Como? Com uma chuva derradeira e que continuaria por vários e vários dias, de forma que quem não estivesse na arca de Noé, 1 animal fêmea e 1 macho de cada espécie, morreria. Quando acabou a chuva, Noé desembarcou no Monte Ararat, na Turquia, para iniciar um novo mundo.

O que a ciência diz?

Mas será que esse evento aconteceu mesmo? Para estudiosos, há 7.500 anos atrás é possível identificar, devido à análise de sedimentos e fósseis, que houve um degelo das calotas polares durante o último período glacial. Com todo aquele gelo derretido...aumentou-se o nível dos oceanos e acabou fazendo a transferência de água do Mediterrâneo para o Mar negro. O local teria chegado a 150 metros de profundidade. Alguns cientistas ainda afirmam que o tal dilúvio é apenas uma representação...um símbolo...

8 - Estrela de Belém

O que a bíblia conta sobre a Estrela de Belém é que ela revelou aos Três Reis Magos o nascimento e também a localização de Jesus. No evangelho segundo Mateus, ainda é possível saber o que foi ofertado pelos Magos para Jesus naquela ocasião. Ambos abriram seus tesouros e tiraram de lá: outro, incenso e mirra. A Estrela também tem o nome de Estrela de Natal. E essa história vem unindo cristão em todo mundo há muito tempo.

O que a ciência diz?

O que a ciência diz?

Quando Jesus nasceu uma estrela indicava exatamente o local do seu nascimento. Mas a ciência explica que o fenômeno foi muito levado a sério porque naquela época tudo podia significar um presságio. foi graças a junção de Saturno e Júpiter, que chamaria a atenção, pois seriam dois objetos brilhantes se juntando no céu. Uma segunda explicação fala que poderia ser um cometa brilhante. A última teoria fala de uma nova estrela de 4 a.C. posicionada em cima de Jerusalém.

5 - Levanta-te e anda

9 - Transformar água em vinho

No Evangelho segundo João, há a passagem chama de Bodas de Caná, onde Jesus faz o seu primeiro milagre. A história conta que tanto Jesus quanto seus discípulos são convidados para um casamento, mas o vinho acaba. O que acontece? Jesus manda que coloquem água em algumas vasilhas e manda que as pessoas bebessem e era vinho! Jesus ainda termina falando que o dono da festa não segue o costume de servir primeiramente o bom vinho e deixar um não tão bom por último. É o primeiro dos 7 sinais milagrosos da origem divina de Jesus.

O que a ciência diz?

O que a ciência diz?

O milagre de transformar água em vinho sempre causou grande comoção entre os cristãos e deixava os cientistas com a pulga atrás da orelhas, mas parece que os estudiosos já tem uma resposta para isso. Ou ao menos um caminho para conseguir explicar o fenômeno. Isso porque a empresa Ava Wirney conseguiu reproduzir o milagre criando o vinho do zero. Sem levedura, sem fermentação e tinha aroma e sabor. Impressionante, não? Será que este milagre é outra representação?

6 - Água salgada em água doce

10 - Porém, apesar das explicações científicas é impossível negar que os fiéis continuarão acreditando na Bíblia.

Se gostou deste artigo, nos deixe um comentário, compartilhe com todos e nos acompanhe também no Instagram!
Fotos: Pixabay

O que a ciência diz?

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Cada lugar do mundo tem um jeito diferente de celebrar o passado e manter tradições, mesmo que não faça tanto sentido hoje em dia. Desde jogar bebês de prédio por uma vida longa até punir a solteirice com temperos, confira tradições que estão entre as mais bizarras que ainda estão vivas ao redor do mundo:

1
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Como Se Lembrar das Suas Vidas Passadas