0 Comentário

Animais que você não sabia que estão ameaçados de extinção

Vivemos num planeta lindo, com uma variedade enorme de plantas e animais, e, como responsabilidade devemos tomar conta desse lugar maravilhoso para que as próximas gerações possam desfrutar de todas essas maravilhas. Mas infelizmente não é isso que acontece, e temos inúmeras espécies que não existem mais, e outras que estão entrando em extinção também. Nesse artigo fizemos uma lista com animais que correm o risco de entrar em extinção na natureza. Ela serve como alerta, para não esquecermos que temos que cuidar com mais carinho do nosso planeta.

Saola

Esse é um bovino que era originalmente encontrado no Vietnã e no Laos. Mas nos dias de hoje esses animais tem sua população extremamente reduzida e não há registros de que existam Saolas em cativeiro no mundo.

Saola

Gorila-da-montanha

Os gorilas-da-montanha tem duas populações distintas encontradas na África: uma delas em parques da Uganda, Ruanda e no Congo. A outra em um parque diferente na Uganda. Em 2012 a população era de 880 indivíduos.

Gorila-da-montanha

Rinoceronte-de-java

Originalmente encontrado nas ilhas de Java e Sumatra, na Índia e no norte da China. Atualmente eles podem ser encontrados somente no Parque Nacional de Ujung Kulon em Java. Não existe registro de animais da espécie em cativeiro.

Rinoceronte-de-java

Vaquita marinha

A vaquita é natural do Golfo da Califórnia e está na lista de animais de extinção desde 1996. Em 1997 a população era de 600 indivíduos e apenas 12 em março de 2018. Isso ocorre por causa da pesca com rede.

Vaquita marinha

Elefante-de-Sumatra

Essa é uma espécia de elefante asiático, natural da Ilha de Sumatra. Eles tem a população diminuída pela ação humana, que desmata seu habitat natural para o uso na agricultura.

Elefante-de-Sumatra

Lêmure-do-norte

Em 2009 a população estimada desses animais era menor de 2.500, e vem diminuindo devido ao uso das áreas onde eles vivem para o plantio de arroz. Em 1994 a população era de 11.000 animais.

Lêmure-do-norte

Orangotango de Sumatra

Essa é uma das três espécies de orangotangos. São encontrados apenas na ilha de Sumatra, sendo uma das mais raras espécies, aproximadamente 7300 indivíduos em estado selvagem sendo encontrados.

Orangotango de Sumatra

Leopardo-de-amur

A espécie está em estado de ameaça crítica, com menos de 50 espécimes na natureza, devido a degradação de seu habitat por consequência da exploração de madeira, da agricultura, de incêndios florestais e da caça clandestina motivada pelo valor de sua pele.

Leopardo-de-amur

Tartaruga Gigante

São conhecidas pelo homem 13 espécies de tartarugas terrestres de grande porte, as tartarugas gigantes. Ente essas 13, 9 estão extintas e 1 delas extinta na natureza.

Tartaruga Gigante

Tigre siberiano

Essa que é a maior espécie de tigre é uma das 6 populações de tigre existentes. Eles vivem na sibéria e em uma pequena área da China. Infelizmente estima-se que haja somente 56 tigres siberianos vivos.

Tigre siberiano

Soldadinho-do-Araripe

O soldadinho-do-araripe é uma ave que vive apenas em 4 cidades do estado de Ceará. Sua população estimada é de menos de 250 indivíduos. Nos últimos anos parte de seu habitat natural foi transformado numa plantação de bananas.

Soldadinho-do-Araripe

Tatu-bola

São os únicos tatus capazes de se enrolar completamente dentro da carapaça, assumindo o formato de bola. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), enquanto o tatu-bola-da-caatinga é uma espécie ameaçada, com estado de conservação vulnerável, tem um menor risco de ser extinto, com estado de conservação quase-vulnerável.

Tatu-bola

Ararinha-azul

Em decorrência do corte indiscriminado de árvores da caatinga e do tráfico ilegal, a população se reduziu até restar um único indivíduo, que desapareceu em 2000-2001. Está seriamente ameaçada de extinção, existindo somente 158[3] indivíduos em cativeiro (em junho de 2018), tendo sido declarada extinta na natureza pelo governo brasileiro.

Ararinha-azul

Onça-pintada

A onça-pintada é o maior felino das Américas, e é o terceiro maior do mundo. Devido ao fato de não existir mais em vários países, uma vez que já foi encontrada desde os sul dos Estados Unidos até a Argentina, ela é considerada um animal em extinção.

Onça-pintada

Lobo-guará

O Lobo-guará que é típico da região do cerrado no Brasil está praticamente extinto no nosso país, e ainda é encontrado no Uruguai nos dias de hoje. Muito triste não termos mais esse animal no nosso país.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!
Imagens: Instagram/ Giphy/ Pixabay

Lobo-guará
0
O que você acha?! Juntar-se à conversa

O famoso "macaco da selfie" corre risco de extinção...