0 Comentário

Obras da arte da engenharia que vão te deixar de queixo caído

Ao redor do mundo todo podemos encontrar obras da engenharia que são de uma magnitude ímpar. Muitas delas se tornaram verdadeiras atrações turísticas, dado sua imponência, beleza ou grandiosidade. Elas são marcos na nossa história e representam períodos importantes pelos quais cada época passou. Nessa galeria trouxemos imagens de obras grandiosas ao redor do mundo, algumas recentes e outras antigas. Se você gosta de arquitetura e de obras de engenharia não vai querer perder essas fotos fantásticas!

Ponte da Torre de Londres

Ponte da Torre de Londres

A ponte basculante que é um dos marcos da cidade de Londres, na Inglaterra. Construída em 1894 sobre o rio Tâmisa e, é uma das maiores atrações turísticas da cidade e tanto de dia quanto durante a noite a visita é inesquecível! E é tão inesquecível que acabou sendo eternizada em vários filmes como "O Diário de Briget Jones", "007: O Mundo Não É O Bastante", "O Retorno da Múmia", "Kuroshitsuji" e "Sherlock Holmes". Em 2002, o local foi escolhida um dos melhores edifícios da Grã-Bretanha pela British Broadcasting Corporation.

Ponte da Torre de Londres 1

Habitat 67 Montreal

Esse complexo de apartamentos na cidade de Montreal, no Canadá, a princípio foi desacreditado pelos canadenses mas acabou sendo um sucesso de vendas e teve todas as suas 148 unidades habitacionais rapidamente. Toda a estrutura foi pensada e desenhada pelo aqrquiteto israelo-canadiano Moshe Safdie. Para quem quiser visitar o local ele fica no número 2600 da Avenue Pierre-Dupuy, no cais Marc-Drouin, muito próximo do rio Lourenço. O Habitat 67 é um marco arquitetônico e um dos edifícios mais importantes de Montreal!

Habitat 67 Montreal

Ponte Mohammed VI

Essa ponte que tem um design único é uma ponte estaiada que atravessa a fox do rio Bouregreg, perto de Rabat, no Marrocos. Pontes estaiadas nos dias de hoje já são mais comuns, mas com certeza essa é uma obra colossal e é um verdadeiro espetáculo à noite quando encontra-se muito bem iluminada! O projeto custou cerca de 295 milhões de euros e é a maior ponte estaiada da África. Outra coisa interessante é que cerca de 20.000 veículos circularão pelo local. A parte mais alta da ponte chega a 200 metros de altura! Com certeza é uma obra humana que merece algum tempo da nossa atenção!

Ponte Mohammed VI

Castelo de Moszna

Esse castelo que fica em Moszna, na Polônia, era a moradia de uma rica família de industriais de 1866 a 1945, quando foram obrigados a fugir para a Alemanha por causa da invasão do exército vermelho. O local data do século XVII, porém há indícios, devido à descoberta de porões no jardim por conta de escavações, de que a construção seja ainda mais antiga como do tempo dos Templários. Ficou curioso a respeito da composição do local? Bem, ele conta com 99 torres, 365 quartos em uma área de 7.000 m². O castelo já foi residência de uma família da Silésia Tiele-Wrinckler, magnatas industriais.

Castelo de Moszna

Abraj Kudai

Abram Kudai ainda está em construção mas vai ser o maior hotel do mundo, com 12 torres, 10 mil quartos, 70 restaurantes e vários helipontos e sua área equivale a 160 campos de futebol. E ainda se você dinheiro suficiente para ficar em um local como esse pode ser que você por um instante cruze com a família real saudita. Já que ela terá cinco andares exclusivos no local. O custo do projeto é estimado em 3,5 bilhões de dólares e ele tem uma área de 1,4 milhões de metros quadrados. Apenas 10 torres terão serviço 4 estrelas, o restante somente para os clientes especiais de 5 estrelas. A conclusão deve ser finalizada em 2019 ou 2020.

Abraj Kudai

A casa na árvore que você sempre quis

Se você também quis ter uma casa na árvore quando era criança vai sentir uma ponta de inveja dessa que aparece na foto. Isso não é bem uma casinha na árvore, é uma mansão, bem maior que o meu apartamento! Simplesmente incrível, o que acha de aproveitar seu tempo livre para investir em um projeto como este? Mesmo se não for para os filhos pode ser um lugar único para você relaxar, ler um livro, tomar um chá e se esconder do restante da civilização! O que será que cabe dentro de uma casa assim? A gente imagina que muito mais do que em um apartamento comum...

A casa na árvore que você sempre quis

The Elephant

O prédio que tem a forma do simbolo da capital tailandesa pode ser vista de quase qualquer ponto da cidade. Com os seus 102 metros de altura, o edifício representa o avanço tecnológico do país. O local fica na estrada de Paholyothin e também na estrada Ratchadaphisek em Bangkok. Ele conseguiu o quarto lugar dentre os "20 Arranha-céus icônicos do Mundo", de acordo com a CNNGo, em 2011. Porém, para a Architectural Digest, o edifício encontra-se em uma lista dos "24 Arranha-céus mais feios do muno". Parece que tudo é questão de gosto inclusive quando falamos sobre arquitetura.

The Elephant

Commerzbank, Frankfurt, Alemanha

O prédio que é sede do banco Commerzbank ficou pronto no ano de 1997. Com 300 metros de altura foi considerado o primeiro arranha -céu ecológico por conta do sistema de ventilação e iluminação que poupa energia elétrica. O local foi construído em 1997 e foi tido como o mais alto arranha-céu da Europa até 2005 quando perdeu o lugar para o Triumph Palace. O prédio é assinado por Sir. Norman Foster, sim ele é cavaleiro da rainha britânica, e conta com 53 andares. E mesmo depois de 20 anos da sua construção ele continua sendo referência de arquitetura sustentável.

Commerzbank, Frankfurt, Alemanha

Burj Al Arab

O hotel que é considerado um dos mais luxuosos do mundo é um marco na cidade de Dubai. Na tradução para português ele chama-se simplesmente Torre das Arábias. Ele imita o formato de uma vela e foi construido numa ilha triangular artificial. São 321 metros de altura e o lobby do átrio do hotel é o mais alto do mundo. Para tanto, há custos, não é mesmo? A estimativa é que a construção do hotel custou 650 milhões de dólares. As acomodações mais simples do local tem 52m², tem uma jacuzzi e também uma sala de estar. Há também suítes reais no 25º andar e conta com cinema e elevadores privativos.

Burj Al Arab

Rundeskogen Noruega

Esse edifício na Noruega é um misto entre unidades residenciais e um hotel. A forma irregular da construção e o revestimento incomum chamam a atenção na paisagem. Você moraria em um prédio assim? As três torres juntas tem cerca de 113 unidades e pode contar com unidades de 60 a 140 m². A torre mais alta tem 16 andares. A estrutura central no formato de estrela é de concreto, mas há peças secundárias de madeira. Quer saber mais? Cada apartamento tem um jardim de inverno com fachadas de vidro! O que faz com que você o utilize durante o ano todo.

Rundeskogen Noruega

Catedral de São Patrício – Nova Iorque

Em meio a tantos prédios na cidade de Nova Iorque podemos encontrar a catedral de São Patrício, com suas torres em estilo Neogótico, e o interior ricamente decorado. um poco de religiosidade no meio de uma das maiores metrópoles do mundo. Ela fica próxima à famosa Quinta Avenida logo em frente do Rockfeller Center. Ele foi construído entre 1858 e 1878. Em 1976, a catedral foi designada como um edifício do Registro Nacional de Lugares Históricos. Ela encontra-se também no Marco Histórico Nacional. A obra é do arquiteto James Renwick.

Catedral de São Patrício – Nova Iorque

Catedral de Milão

Essa obra de dimensões gigantescas é um marco da cidade de Milão. São 157 m de comprimento e 109 m de largura. A igreja é obra de Leonardo Da Vinci e Donato Bramante e uma das mais bonitas de toda Europa. O local data de 1386, século XIX. Ela é a única igreja no mundo capaz de fabricar a própria marmoaria, ou seja, quando há necessidade de restauração do edifício é fácil conseguir peças de mármore. São 8.200 placas de mármore, somente 2.300 na parte externa! O interior também não deixa a desejar são 52 colunas e é simplesmente incrível! Vale a visita para quem puder pagar...

Catedral de Milão

Golden Gate Bridge

A ponte que é um dos símbolos da cidade de São Francisco e é uma das atrações turísticas mais conhecidas dos Estados Unidos. A ponte também é considerada uma das sete maravilhas do mundo moderno com seus 1,6 Km que liga a baía de São Francisco até o Oceano Pacífico. Em 1937, quando deu-se a sua inauguração, ela era a mais alta ponte suspensa do mundo, com 1280 metros em seu vão principal e uma altura principal de 227 metros. Para o guia de viagem Frommer a ponte é a mais bonita e fotografada do mundo inteiro. Quem nunca a viu em uma fotografia, não é mesmo?

 Golden Gate Bridge

Absolute World

Absolute World é um condomínio residencial no Canadá, mais precisamente em Mississauga, Ontário, que além desses 2 prédios com formas super diferentes conta com mais 3 prédios de formas tradicionais. Ele foi construído por Fernbrook Holmes e Cityzen Developmente Group. Incrivelmente, a maior das duas torres torce 209 graus da base até o topo, fazendo com que haja uma semelhança com a Turning Torso em Malmo, na Suécia. Além do que conseguimos ver na fotografia, a estrutura conta com 6 níveis de estacionamento subterrâneo.

Absolute World

Sagrada Família – Barcelona

Graças às obras de Gaudí, Barcelona é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo e um marco na arquitetura modernista catalã. . A Sagrada Família ainda não está terminada mas ainda assim é uma construção fantástica e uma das mais impressionantes do mundo. Quando estiver pronto, o projeto contará com 3 grandes fachadas: a Fachada da Natividade, a Fachada da Paixão e a Fachada da Glória. Além disso, o projeto conta ainda com 18 torres, sendo que a dedicada a Jesus Cristo terá 170 metros de altura. A Fachada da Natividade e a cripta são Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!
Imagens: Instagram

Sagrada Família – Barcelona
2
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Top 10: as mais belas pontes do planeta