0 Comentário

O sol não é o único vilão quando trata-se de envelhecimento da pele

Você pode até achar que se protegendo do sol por meio de um bom protetor solar te previne de ter a pele precocemente envelhecida e ainda te reservando um pouco de saúde. Mas não é bem por aí, pois há vários outros fatores que podem ser determinantes quando falamos de pele. E na maioria das vezes as pessoas não se dão conta disso. O que você tem a dizer? Saberia citar algum ? Por isso mesmo que este artigo vem para tirar algumas dúvidas que você pode vir a ter a respeito de cuidados com a pele e como evitar que sua pele envelheça antes do que seria o normal.

1 - Cigarro (Fumo)

1 - Cigarro (Fumo)

Não é novidade para ninguém que o cigarro é prejudicial à saúde da pele. A nicotina é o principal agente causador disso. Essa substância irá fazer com que os vasos sanguíneos se estreitem e isso gera a falta de oxigênio na pele e isso causa a falta de colágeno. E então nós sabemos o resto da história.

1 - Cigarro (Fumo) 1

Além da nicotina, o franzir da boca com o cigarro também vai criando rugas indesejáveis. Além disso, quando franzimos o olho para evitar o contato com a fumaça novamente acontece a mesma coisa. A escolha claro é sua: cigarro ou uma pele de pêssego.

2 - Açúcar

2 - Açúcar

O açúcar também é um vilão e todo mundo já ouviu falar dos seus malefícios quanto à saúde, mas você sabia que além de interno, isso pode ser externado na sua pele? Bom, o açúcar faz com que tanto o colágeno quanto a elastina fiquem duros feito pedra. E isso prejudica a sustentação da pele.

2 - Açúcar 1

Outras consequências do uso exagerado de açúcar tem a ver com inflamações geradas a partir do aumento da oleosidade na pele e aí começam a surgir a acne. Como a saúde da pele é resultado do que você ingere, o mais adequado é optarmos por uma dieta saudável e equilibrada.

3 - Banho quente / fervendo

3 - Banho quente / fervendo

Quando tomamos banho muito quente, a tendência é que ele retire um tanto da gordura natural que protege a pele. E isso gera um tom avermelhado, a pele fica sensível e isso pode até causar coceira. Este é o caso de quem tem a pele seca porque quem tem a pele oleosa é natural que ela torne-se ainda mais.

3 - Banho quente / fervendo 1

4 - Sono em dia

Se você não dá valor às horas de sono bem dormidas, pode saber que as rugas irão aparecer mais precocemente na sua pele. Isso porque quando optamos por dormir menos do que o adequado as defesas da pele ficam comprometidas e isso afeta a reparação do tecido.

4 - Sono em dia

Qual seria o tempo ideal de uma boa noite de sono? O indicado gira em torno de 7 a 9 horas e elas irão ajudar na proteção do organismo contra os radicais livres que contribuem para o envelhecimento da pele. Além disso, o sono é responsável pela regulação da insulina no organismo o que contribui para diminuição de inflamações no tecido.

4 - Sono em dia 1

5 - Poluição prejudica o tecido

A poluição é totalmente prejudicial quanto falamos de pele uma vez que eles desidratam-a e ainda fazem aparecer manchas. Além disso, pode haver a formação de radicais livres que provocarão o envelhecimento precoce.

5 - Poluição prejudica o tecido

O que podemos fazer se não vamos mudar para o campo? Investir em cremes e outros produtos de beleza que evitarão que a poluição entre na nossa pele. Alguns deles são o chá verde e o resveratrol .

5 - Poluição prejudica o tecido 1

6 - Álcool

Quando tomamos bebidas alcóolicas aumentamos a oxidação da nossa pele e os radicais livres ficam livres para prejudicar a nossa pele. E isso tira o brilho e também a elasticidade da pele. E aí surge o aspecto envelhecido dela.

6 - Álcool

Mais um problema ligado à ingestão de álcool é que quando o organismo não tem água para metabolizar o alcoól, ele retira ela dos tecidos, como por exemplo da nossa cutis. E isso leva à sua desidratação e consequente descamação.

6 - Álcool 1

7 - Luzes artificiais: computador, celular, etc.

A luz provoca uma confusão em nosso organismo e causa um desequilíbrio nas células chamadas melanócitos, responsáveis por gerar a melanina e este aspecto pode resultar em manchas na pele. Ainda faz sentido dizer que quem sofre de rosácea ou Lúpus deve evitar a exposição ou usar sempre protetor solar.

7 - Luzes artificiais: computador, celular, etc.

8 - Estresse

A rotina que temos que lidar todos os dias, também não é nada boa se ela traz o estresse para a nossa vida. E aí recebemos hormônios como o cortisol e prolactina que podem fazer o tempo de vida das células diminuir consideravelmente. A acne pode se fazer presente aqui.

8 - Estresse

9 - Flora Intestinal

Talvez você ainda não saiba, mas nosso corpo trabalha todo em conjunto. E quando a nossa flora intestinal está desregulada podemos esperar doenças de pele comumente apareça. Dentre elas, dermatite seborréica e também dermatite atópica.

9 - Flora Intestinal

Há muitas pesquisas que sugerem que a nossa microbiota e o tecido (pele) tem uma relação muito próxima. E eles ajudam tanto na proteção do sol quanto à diminuição da acne. É indicado o uso de leite fermentado quando acha que é necessário regular a nossa flora intestinal.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Fonte: Pixabay / Twitter

9 - Flora Intestinal 1
9
O que você acha?! Juntar-se à conversa

Como Se Lembrar das Suas Vidas Passadas