0 Comentário

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção

Ratos gigantes estão colocando em risco espécies de aves em uma ilha no Atlântico Sul. Esses ratos estão comendo ovos e filhotes de aves raras, como o albatroz-de-tristão. Isso tudo está acontecendo na ilha de Gough. Entidades internacionais de proteção ambiental dizem que esses ratos foram introduzidos na ilha no século 19 e agora estão as populações de espécies nativas de lá. Essas entidades dizem que se nada for feito para conter a ação desses ratos, a espécie de albatroz será extinta. Atualmente existem cerca de 2000 albatrozes-de-tristão em Gough.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 1

Gough é uma ilha no sul do oceano Atlântico que pertence ao Reino Unido.O local é considerado uma dos lugares mais importantes santuários de pássaros e lá existem mais de 10 milhões deles.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 2

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Os nossos hábitos e maniais podem até nos incomodar um pouco, mas como fazem parte da rotina, não costumamos pensar muito neles. Ainda assim, você já imaginou quanto nossas vidas podem melhorar se mudarmos pequenas atitudes que repetimos todos os dias?? Talvez você possa começar por estas cinco:

Os portugueses chamam a ilha de 91 quilômetros quadrados de Gonçalo Alvares, em homenagem ao explorador português que teria sido o primeiro homem a chegar na ilha, ainda no século 16.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 3

Esses ratos foram introduzidos no ecossistema da ilha no século 19, por barcos que atracavam no local. Eles de adaptaram ao local, comendo ovos de aves e filhotes. Eles chegam a matar 2 milhões de aves todos os anos.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 4

Há registros em vídeos de grupos de até nove ratos atacando e comendo os filhotes das aves. A adaptação desses ratos foi tão bem sucedida que eles se tornaram até 50% maiores que os ratos domésticos.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 5

Como muitas aves que vivem na ilha são pequenas, e muitas delas fazem seus ninhos em buracos no solo, os ovos e os filhotes acabam sendo presas fáceis para os roedores. Como os ratos estão maiores, agora eles não tem dificuldade para atacar qualquer tipo de ave.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 6

Os filhotes são pequenos, ainda não voam, então não tem como fugir ou se proteger, e acabam se tornando presas fáceis para os ratos gigantes. E quando atacam em grupos, os ratos tornam-se praticamente invencíveis.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 7

Isso fez com que estudiosos acendessem o alerta de perigo para algumas espécies raras que habitam a ilha, como o albatroz-de-tristão, que podem vir a ser extintos se essa população de ratos gigantes não for erradicada na ilha.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 8

O albatroz-de-tristão preocupa muito porque os casais são monogâmicos, e só botam um ovo por ano, o que faz com que eles estejam mais vulneráveis ao risco de serem extintos. Hoje restam na ilha somente 2 mil casais de de albatroz-de-tristão.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 9

Há registro de casos em que o albatroz-de-tristão adulto volta para o ninho com comida para alimentar seu filhote e encontra no ninho o filhote morte. É certo que se nada for feito em alguns anos a espécie não existirá mais.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 10

Outras espécies de aves, como a grazina-de-barriga-branca e faigões, que são os próximos na lista de possível extinção, além dos albatrozes, também serão extintas em pouco tempo, se os ratos gigantes não forem removidos da ilha.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 11

Estudiosos dizem que as aves não reagem ao ataque dos ratos pois elas se adaptaram a viver na ilha sem predadores, por isso existem tantas espécies de aves lá. Isso faz com que elas sejam presas fáceis para os ratos que adaptaram-se e passaram a comer esses animais.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 12

As autoridades já tem um plano para a retirada dos ratos gigantes de Gough.Essa ação está programada para começar em 2020, e por causa da distância de Gough, pode ser considerada um grande desafio logístico.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 13

Será preciso que um navio saia da África do Sul com dois helicópteros. Esses helicópteros seriam responsáveis por espalhar bolinhas de cereais que contém um coagulante, o que em tese mataria os roedores em apenas 24 horas.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 14

Essa não é a primeira vez que uma ação assim foi executada no mundo. Isso já foi feito em mais de 700 ilhas ao redor do planeta, para salvar espécies ameaçadas por roedores introduzidos em ecossistemas vulneráveis.

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 15

Campanhas vêm sendo feitas a alguns anos para angariar os fundos necessários para que toda a operação seja realizada com sucesso. Esperamos que não seja muito tarde para os animais que vivem na ilha de Gough.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!
Imagens: Google/ Twitter

Ratos gigantes ameaçam aves de extinção 16

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Normalmente, é melhor matar uma baleia ou um golfinho encalhado do que "resgatá-los" e colocá-los de volta no mar. Quer entender por quê? Confira neste vídeo:

3
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Os PADRINHOS do Bebê de MEGHAN MARKLE e do Príncipe HARRY!