0 Comentário

Como surgiu o Halloween e o que ele significa

O Halloween é uma festa muita famosa nos Estados Unidos, no Reino Unido e no Canadá, sendo uma dia de grande apelo comercial nos Estados Unidos e até mesmo é um feriado lá. Comemorado no dia 31 de Outubro, o Halloween ou Dia das Bruxas é uma comemoração muito mais antiga que você pode supor. Isso porque essa é uma comemoração que data de 3000 anos atrás, com origem nos povos celtas, que celebravam o fim do verão e a passagem do ano celta.

Como surgiu o Halloween e o que ele significa 1

Os celtas celebravam o festival Samhain, que tinha duração de 3 dias, iniciando no dia 31 de Outubro. Acreditava-se que nesse dia os mortos poderiam se levantar e tomar conta do corpo dos vivos. Por esse motivo eles usavam fantasias e símbolos sombrios, para se proteger dos maus espíritos.

Como surgiu o Halloween e o que ele significa 2

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! A maioria de nós descobriu o Dia das Bruxas em filmes e séries dos Estados Unidos a que crescemos assistindo, mas poucos sabem que essa tradição é muito maior e mais antiga! Nem norte-americana é! As origens são tão fortes e misteriosas que sobrevivem até hoje - e movimentam MUITO DINHEIRO. Entenda tudo neste vídeo:

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja Católica quis condenar o evento e deu a ele o nome de Dia das Bruxas. Vale lembrar que nesse período as bruxas eram queimadas vivas em fogueiras pela inquisição, pois se posicionavam contra os dogmas da igreja e muitas vezes eram apenas curandeiros.

Como surgiu o Halloween e o que ele significa 3

E na tentativa de afastar completamente o caráter pagão ad festa, a Igreja mudou a data da celebração do Dia de Todos os Santos para o dia 1° de Novembro, que anteriormente era celebrada em 13 de maio. Daí a origem do nome em inglês onde “Hallow” que significa santo e “even” que significa véspera.

Como surgiu o Halloween e o que ele significa 4

A introdução da festa na cultura americana se deu com a colonização dos Estados Unidos, e ganhou bastante força com a vinda de imigrantes irlandeses para os Estados Unidos no século 19.Essa tradição foi passada de geração em geração, já que não há registros escritos sobre isso.

A comemoração nos Estados Unidos

A comemoração nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos a festa de halloween é uma tradição bastante arraigada na cultura americana. Tanto que a data é feriado lá. As famílias americanas enfeitam suas casas e jardins e esperam pelas crianças que vão fazer a pergunta clássica: Doces ou travessuras?

A comemoração nos Estados Unidos 1

As crianças saem de casa em casa, fantasiadas, fazendo essas pergunta e recebendo doces e guloseimas de tada a vizinhança. Existem concursos paar escolher a caas mais decorada, a melhor fantasia… Mas você sabe o porque dos doce?

A comemoração nos Estados Unidos 2

É que na tradição celta, para acalmar os espíritos maus as pessoas lhes ofereciam comida. Daí a tradição de se pedir doces em troca de não fazer qualquer travessura. As mulheres celtas preparavam especialmente para a ocasião um bolo chamado bolo da alma.

A comemoração nos Estados Unidos 3

Outra tradição bastante forte na celebração do Halloween é a abóbora com uma vela dentro. Isso já vem de uma lenda irlandesa, relacionada ao Jack da Lanterna. No folclore irlandes, no entanto, Jack usava um nabo, não uma abóbora.

A comemoração nos Estados Unidos 4

Jack era um beberrão que conseguiu escapar do inferno, enganando o diabo. Ele, ao morrer, não foi aceito no céu e sua alma ficou vagando pelas noites, usando uma lanterna para iluminar seu caminho. Mas a lanterna era feita com um nabo. Mas como nessa do ano há abundância de abóboras nos Estados Unidas, elas foram usadas na decoração da festa.

A comemoração nos Estados Unidos 5

Os principais símbolos usados na decoração das festas de Halloween são as abóboras com velas, as fantasias de bruxas, caveiras, múmias, fantasmas, zumbis, morcegos e gatos. Além disso, as cores mais utilizadas são o preto, o roxo e o laranja. Essas fantasias são usadas pelas pessoas para vestir-se e decorar as casas.

A comemoração nos Estados Unidos 6

No Brasil a tradição de comemorar o Halloween não existe. No máximo temos algumas festas que comemoram a data, mas não é como em outros países onde as casas são enfeitadas e pessoas de todas as idades se fantasiam para comemorar a data.

A comemoração nos Estados Unidos 7

Na maioria das vezes essas festas são promovidas por escolas de inglês que usam a data para ensinar aos seus alunos mais sobre a cultura dos países de língua inglesa, melhorando assim a interação dos alunos com a língua.

A comemoração nos Estados Unidos 8

Existem inúmeras séries de filmes americanos que retratam a data, mostrando como os americanos levando a sério a festa, e caprichando na arrumação de suas casas. Os Simpsons, por exemplo, todos os anos apresentam um episódio dedicado à festa.

A comemoração nos Estados Unidos 9

No cinema está em cartaz um filme cujo título é Halloween e é considerado por muitos como um autêntico filme de terror, coisa que para muitos é algo que não acontece já faz bastante tempo. Dizem que é realmente assustador!

A comemoração nos Estados Unidos 10

E você, gosta da festa de Halloween ou considera uma tradição sem sentido para nós? Poderíamos usar o Saci, o Curupira e Cuca para fazer uma festa com referências brasileiras, o que você acha? Deixe sua opinião nos comentários, diga o que pensa dessa festa e se acha que ela poderia ser mais explorada aqui no Brasil.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de se inscrever em nosso canal no Youtube!
Imagens: Instagram/ Twitter

A comemoração nos Estados Unidos 11

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Os nossos hábitos e maniais podem até nos incomodar um pouco, mas como fazem parte da rotina, não costumamos pensar muito neles. Ainda assim, você já imaginou quanto nossas vidas podem melhorar se mudarmos pequenas atitudes que repetimos todos os dias?? Talvez você possa começar por estas cinco:

15
O que você acha?! Juntar-se à conversa

O verme causador do ''efeito zumbi'': um verdadeiro mestre do controle da mente