Incrível!DicasVida Saudável

Publicado 2018-08-21
0 Comentário

Ter sempre mãos e pés frios não é bom: há possíveis causas que explicam isso

O fato de uma pessoa ter mãos e pés frios pode ser devido simplesmente a estar em um lugar gelado. Além disso, a temperatura natural do corpo também pode causar essa condição irritante. No entanto, não devemos descartar que é o resultado de outros problemas médicos reais que merecem tratamento, como certos detalhes relacionados à circulação, vasos sanguíneos reduzidos ou qualquer outro caso médico relacionado. Se isso acontece com frequência e você se sente confuso sobre as possíveis causas, fique conosco ...

1. A primeira coisa que você deve fazer é não se assustar

Se a condição estiver associada a alterações na cor da pele ou persistir, você pode ter um problema com os nervos ou com a circulação sanguínea, bem como danos nos tecidos das mãos e pés. Apesar das conclusões que você pode obter, é sempre aconselhável que um profissional médico seja aquele que o direciona para um resultado clínico mais preciso, baseado em análises e testes e não apenas nos sintomas, uma vez que uma condição pode ser seguida por outros problemas que se camuflam. Visitar o médico não deve ser a última opção, e sim a primeira.

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! Cientistas descobriram como o Triângulo das Bermudas realmente “engoliu” aviões e embarcações sem deixar vestígios por centenas de anos. Quantas histórias e teorias da conspiração você já ouviu sobre esse lugar? Imaginamos que várias! Neste vídeo, desvendamos qual é a verdade sobre essa famosa área do Oceano Atlântico.

Spoiler: Não é um campo magnético.
Spoiler 2: Também não são extraterrestres.

O congelamento não é uma doença, mas uma condição causada por estar em um clima muito frio com o qual a pele e os tecidos irão ficar seriamente danificados. No entanto, embora essa condição possa ter fatores externos, também há alguns fatores que podem colaborar seriamente na deterioração de nosso próprio corpo, acelerando as consequências negativas de um processo de resfriamento severo.

Isso pode matar os músculos, tendões, vasos sanguíneos e nervos, encolher a pele e até causar dor. Além disso, a perda de sensibilidade é um sintoma, e a gangrena pode ser o resultado inevitável que acaba nos fazendo perder um membro ou até a nossa própria vida. É vital, portanto, tratar logo que possível as consequências de um resfriamento severo. No entanto, para chegar a este ponto, não é suficiente um pouco de frio, mas algo realmente considerável.

2. Anemia

A anemia, que é o resultado de uma diminuição do ferro no sangue ou de um menor número de glóbulos vermelhos, causa muitas vezes fadiga extrema, pele pálida, fraqueza e mãos e pés frios. Às vezes, não é diagnosticada até que a pessoa afetada sofra da doença de Raynaud. Isto consiste simplesmente em uma hipersensibilidade ao frio devido a uma obstrução dos vasos sanguíneos que são a causa do sangue não circular corretamente através de nossas extremidades.

3. Lupus

Se suas mãos e pés permanecerem frios apesar de usar medidas de aquecimento, você deve verificar seus níveis de ferro por meio de exames de sangue. Especialmente nas mulheres, uma vez que muitas vezes sofrem anemia com mais frequência, esta análise é praticamente obrigatória para verificar a qualidade do nosso sangue. Não é bom simplesmente ignorar os sinais que o nosso corpo nos envia.

4. Diabetes

Diabetes é a falta de produção de insulina que pode ter origem em problemas genéticos desde os primeiros anos de vida (tipo 1) ou em consequência de maus hábitos alimentares numa idade mais avançada (tipo 2), também causa diferentes tipos de problemas, incluindo mãos e pés frios devido a problemas circulatórios, pressão alta e problemas de tireoide. Portanto, é conveniente verificar os níveis de glicose no sangue e resolver essa situação.

5. Doença de Raynaud

Previamente mencionado como uma das consequências, a doença de Raynaud é acentuada em temperaturas baixas ou situações estressantes, sendo uma importante causa do problema de temperatura nas mãos e pés. Embora a princípio pudéssemos pensar que é apenas uma questão de desconforto ou mesmo de estética, a verdade é que ela tem consequências muito mais sérias do que podemos imaginar, chegando ao ponto de ser irreversível.

6. Síndrome do túnel do carpo

Esta doença ativa as artérias dos dedos das mãos e dos pés, uma condição que os restringe e limita o fornecimento de sangue para as extremidades. Com o tempo, pode resultar em uma cor pálida nos dedos. Dependendo da coloração do mesmo pode ser considerado tipo 1 ou tipo 2, sendo o segundo afetado por uma coloração muito marcada. Neste último caso, a temida necrose ou gangrena pode até acontecer com a pessoa que tem esta síndrome.

7. Aterosclerose

Danos e doenças das artérias, como aterosclerose ou acúmulo de placa nos vasos sanguíneos, podem ser um problema subjacente das mãos e pés frios ou do fenômeno de Raynaud. Esta doença é causada especialmente pelo acúmulo de lipídios ou gorduras em nossa corrente sanguínea que causam uma obstrução. Se mudarmos nossos hábitos de vida e passarmos a nos alimentar melhor, poderemos ajudar a aliviar as sérias consequências disso.

8. Tabagismo

O consumo de tabaco tem muitos efeitos negativos sobre o nosso corpo, mas apesar de pensarmos que as consequências são focadas apenas nos pulmões, a verdade é que ao introduzir na nossa corrente sanguínea diferentes substâncias pode até danificar os vasos sanguíneos, causando estreitamento e fazendo com que as extremidades não aqueçam adequadamente. Sem dúvida, pode-se pensar que esse é o menor dos males, já que as outras doenças derivadas desse mau hábito causam outras consequências fatais.

Possivelmente você vai notar uma menor sensibilidade nas pontas dos dedos, entre outros efeitos nocivos, atingindo até o caso do efeito de "formigamento". No entanto, a sensação de frio perpétuo pode ser algo que você já se acostumou. Se você perceber, pode ser a hora de parar de usar aquele produto que é tão ruim para você. Especialmente antes das consequências entrarem numa fase sem retorno.

9. Medicamentos

Da mesma forma, os beta-bloqueadores usados para tratar a hipertensão arterial, medicamentos para enxaqueca e outros remédios para gripe têm sido associados a esse problema, acentuando os efeitos de Raynaud. É, portanto, algo para levar em conta analisar quais produtos médicos consumimos para descobrir o que está causando algum mal. Neste caso, a atenção médica é vital para decidir quais podemos utilizar ou qual poderia ser a causa. Nunca devemos decidir sozinhos quais remédios devemos tomar.

10. Cloreto de vinil

Trabalhar com cloreto de vinil na indústria de plásticos pode causar cicatrizes e picadas nas mãos, levando a mãos a ficarem frias. Este gás é normalmente utilizado na indústria de PVC, por isso é bastante comum em trabalhadores relacionados a este setor. No entanto, é importante notar que, embora seja verdade que é uma das doenças associadas, é o menos prejudicial de todos, por isso, se você realmente encontrar esse efeito, você pode possivelmente pode sofrer de outras doenças que são muito mais graves.

11. Fatores Adicionais

Outros fatores adicionais incluem sexo, idade, climas frios e histórico familiar. Você pode perguntar a um membro da sua família se ele teve a condição de Raynaud. A partir daí você pode começar a analisar as possíveis causas da sua doença, chegando até ao momento em que descobrir o mal pode corrigi-lo e não continuar sofrendo as consequências irritantes. Sem dúvida, as pesquisas sempre acabam levando você a uma situação muito melhor.

Se suas mãos e pés frios estão relacionados à doença de Raynaud ou são crônicos e perturbadores, existem medicamentos que podem ajudá-lo, como bloqueadores dos canais de cálcio e vasodilatadores. Se você não pode resolver a situação, pelo menos você pode tentar encontrar uma maneira de paliar e torná-lo muito mais suportável. Não é necessário renunciar à qualidade de vida simplesmente por causa da ignorância. Consultar seu médico pode ser a salvação dos seus males.

12. Conselhos

Além disso, você não deve tomar remédios para resfriado, betabloqueadores ou pílulas anticoncepcionais se você tende a ter mãos e pés frios cronicamente ou se tiver pele pálida e descolorida. Finalmente, não se esqueça de se vestir adequadamente quando estiver ao ar livre a baixas temperaturas. Use meias e luvas de lã adequadas ao clima e ajuste o ar condicionado a uma temperatura mais adequada para evitar esse problema.

Este artigo é apenas para fins informativos e não se destina a fornecer aconselhamento médico. O site Para Os Curiosos não é responsável pelas possíveis consequências de qualquer tratamento, exercício, dieta, aplicação de medicação ou qualquer ação similar resultante da leitura ou acompanhamento das informações contidas neste artigo. Antes de realizar qualquer uma das atividades aqui propostas, consulte seu médico ou profissional de saúde.

Se você gostou deste artigo, deixe um comentário em nossa página! Compartilhe com os seus amigos e não esqueça de seguir o nosso perfil no Instagram!
Fotos: Twitter/Instagram

Não perca o novo vídeo do nosso canal do Youtube! A tecnologia para viagens ao espaço está evoluindo e é possível que se tornem populares dentro de poucas décadas! Contudo, o corpo humano não evoluiu para se adaptar ao espaço e isso pode causar complicações... Com a falta de gravidade, comida ruim e 10 vezes mais radiação que na Terra, o que acontece com o corpo humano quando vamos para o espaço? Confira:

135
O que você acha?! Juntar-se à conversa
Filmes que você não deve assistir com a sua família